segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A Interdisciplinaridade: Reflexão.

            A proposta Interdisciplinar refere-se a uma concepção de ensino e de currículo, baseada na interdependência entre os diversos ramos do conhecimento, ou seja, de formas possíveis de articulação das diversas disciplinas.
            Em um currículo Interdisciplinar, as informações, as percepções e os conceitos, compõem uma totalidade de significações completas, oferecendo uma postura nova diante do conhecimento, gerando uma mudança de atitude em busca do ser integral, garantindo a construção de um conhecimento globalizado, rompendo com os limites das disciplinas. Assim o mundo deixa de ser visto como um quebra-cabeça desmontado como ocorre na visão multidisciplinar, onde os conteúdos científicos são resumidos e fragmentados, formando conteúdos objetivos, estáveis, sem história e descontextualizadas.
            Partindo para uma um proposta de diálogo entre as disciplinas, para a compreensão da realidade, a Interdisciplinaridade relaciona as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudos.  A partir destes temas os professores realizam um trabalho voltado para a mediação dos alunos, levando-os a estabelecer as conexões, gerar transformações e explorar caminhos alternativos.
            Segundo Piaget, interdisciplinaridade é o intercâmbio mútuo e integração recíproca entre várias ciências, tendo com resultado um enriquecimento recíproco.
            A interdisciplinaridade supõe o saber fazer coletivo, que se inicia na coordenação da escola e vai até as famílias dos alunos. Trabalhando através de eixos, independente do ano de escolaridade e idade do aluno, o projeto interdisciplinar tem como função ensinar o aluno a aprender, a encontrar o sentido, a estrutura, o problema que vincula a informação e que permite aprender.
Do ponto de partida para a definição do Projeto, vão sendo adotadas características diferentes, pois casa aluno parte de suas experiências anteriores, da informação que têm sobre determinado assunto, ou seja, o conhecimento de mundo, estrutura internas.
            Segundo Vygotsky, a Zona de Desenvolvimento Proximal é tudo o que a criança pode adquirir em termos de intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional necessário. Essa teoria pressupõe que uma pessoa pode atingir um potencial, mas pode ainda não estar pronta. Então para se construir um conhecimento o indivíduo necessita de uma base. O conhecimento anterior dá estrutura para seu conhecimento novo.
            Sendo assim, entendemos que o trabalho interdisciplinar, globalizado, vem de encontro não só de um melhor desenvolvimento intelectual como da necessidade de nossa atual sociedade, que a cada dia se depara com diferentes fontes de informações que mudam a cada minuto.
Através do ensino interdisciplinar, levamos não só os conteúdos das matérias, mas um olhar crítico reflexivo da realidade, incorporando um universo de significações, onde o aluno se torna o protagonista no processo de aprendizagem cria e recria o seu conhecimento. O professor por sua vez, de detentor do saber, passa a ser visto como mediador ou facilitador.
            A escola, vista como um lugar onde se enche a cabeça dos alunos de conteúdos, transforma-se e assumi sua verdadeira essência que é de formar cidadãos, oferecendo elementos que possibilite a construção da própria história. Pois ao encontro desta necessidade surge a interdisciplinaridade que leva em consideração no levantamento da proposta de trabalho questões de gênero, etnia, classe social, ou seja, a diversidade existente na escola.
Em suma, o que aprendemos sobre a Interdisciplinaridade é que, o ensino interessante desperta o aluno para a pesquisa e criatividade. E que na multidisciplinaridade é comum perceber falhas, uma vez que são traçados limites para a aprendizagem ou nas ações dos alunos que poderiam ultrapassar determinadas fases e ir além de seu potencial.
Sabemos que cada ser é um talento nato que se desenvolve com facilidade e muitas vezes não pode alcançar com sua técnica por que está dentro de um sistema que valoriza as "rédeas".














REFERÊNCIAS
HERNÁNDEZ, Fernando. TRANSGRESSÃO E MUDANÇA NA EDUCAÇÃO OS PROJETOS DE TRABALHO. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998. – PLT 347

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