O cálculo mental e sua importância
De
acordo com Ramos( 2012, p.99), uma das técnicas para se resolver uma situação
problema consiste em estimular o cálculo mental.
Para que possamos compreender
melhor. Cálculo mental é a capacidade de efetuar uma operação e encontrar sua
solução independentemente de um só registro numérico e sem o uso de materiais
concretos. Em outras palavras a autora relata que a criança será capaz de
elaborar mentalmente se antes vivenciar inúmeras vezes uma operação.
Segundo Maria Sueli.C.S.Monteiro,
selecionadora do Prêmio Victor Civita, a mesma relata que a aprendizagem não se
dá pela simples memorização de fatos de uma operação ou contas rápidas. São
duas habilidades distintas que rodeiam o cálculo mental: ( a matemática das
ruas e a da escola).
Nas ruas as crianças pesquisam
preços, guardam dinheiro e realizam a matemática muito antes de ouvirem falar
em formas ou nas técnicas propriamente ditas. O problema é que nas escolas é
ensinado a calcular desconsiderando totalmente o que já sabem, de maneira á
desvalorizar o conhecimento prévio. Não se trata apenas de decorar tabuadas, números
ou formulas, e sim de criar um interesse maior para realizar tais cálculos. É
necessário que o docente aborde temas de acordo com a realidade e vivência das
crianças propondo situações problemas dentro da sala de aula.
Em sumo, a maneira de realizar essas diversas
situações problemas, tem uma grande probabilidade de se resultar em erros caso
sejam realizadas sem o cálculo mental prévio. A importância do mesmo está
relacionada com a vivência em sociedade e a evolução do ser humano, quanto mais
rápido descobrirmos os resultados, mais caminhos podemos utilizar para concluir
a razão. É papel fundamental do professor estimular o cálculo mental uma vez
que ele só trará benefícios aos pequenos.
Referências:
Disponivél em: < http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/calculo-mental-quanto-mais-diversos-caminhos-melhor-427462.shtml
> Acesso em: 25 Nov. 2015
Pedagogia Gestão das Práticas de Ensino, Matemática Pema 1, Matemática Pema 2 Volume 1, 4 P Gráfica Editora, Centro Universitário Hermínio Ometto, Uniararas.
Pedagogia Gestão das Práticas de Ensino, Matemática Pema 1, Matemática Pema 2 Volume 1, 4 P Gráfica Editora, Centro Universitário Hermínio Ometto, Uniararas.
RAMOS, Luzia Faraco - Conversando sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos - São Paulo - Ática, 2009.
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