quarta-feira, 26 de novembro de 2014


O cálculo mental e sua importância



           
           De acordo com Ramos( 2012, p.99), uma das técnicas para se resolver uma situação problema consiste em estimular o cálculo mental.

            Para que possamos compreender melhor. Cálculo mental é a capacidade de efetuar uma operação e encontrar sua solução independentemente de um só registro numérico e sem o uso de materiais concretos. Em outras palavras a autora relata que a criança será capaz de elaborar mentalmente se antes vivenciar inúmeras vezes uma operação.

            Segundo Maria Sueli.C.S.Monteiro, selecionadora do Prêmio Victor Civita, a mesma relata que a aprendizagem não se dá pela simples memorização de fatos de uma operação ou contas rápidas. São duas habilidades distintas que rodeiam o cálculo mental: ( a matemática das ruas e a da escola).

            Nas ruas as crianças pesquisam preços, guardam dinheiro e realizam a matemática muito antes de ouvirem falar em formas ou nas técnicas propriamente ditas. O problema é que nas escolas é ensinado a calcular desconsiderando totalmente o que já sabem, de maneira á desvalorizar o conhecimento prévio. Não se trata apenas de decorar tabuadas, números ou formulas, e sim de criar um interesse maior para realizar tais cálculos. É necessário que o docente aborde temas de acordo com a realidade e vivência das crianças propondo situações problemas dentro da sala de aula.

             Em sumo, a maneira de realizar essas diversas situações problemas, tem uma  grande  probabilidade de se resultar em erros caso sejam realizadas sem o cálculo mental prévio. A importância do mesmo está relacionada com a vivência em sociedade e a evolução do ser humano, quanto mais rápido descobrirmos os resultados, mais caminhos podemos utilizar para concluir a razão. É papel fundamental do professor estimular o cálculo mental uma vez que ele só trará benefícios aos pequenos.
 

 
Referências:

Disponivél em: < http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/calculo-mental-quanto-mais-diversos-caminhos-melhor-427462.shtml > Acesso em: 25 Nov. 2015
Pedagogia Gestão das Práticas de Ensino, Matemática Pema 1, Matemática Pema 2 Volume 1, 4 P Gráfica Editora, Centro Universitário Hermínio Ometto, Uniararas.
RAMOS, Luzia Faraco - Conversando sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos - São Paulo - Ática, 2009.


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