quarta-feira, 5 de novembro de 2014

MATEMÁTICA VIVA

           Um estudo realizado pela UNESCO identificou que 30% dos alunos do 5º ano das escolas públicas do Brasil têm conhecimentos abaixo do básico em Matemática.

Segundo o pressuposto, podemos inferir que esse problema tem origem devido ao sistema de ensino tradicionalista presentes em muitas escolas públicas, onde os alunos são levados a decorar fórmulas, não sabendo como se aplicar a matemática em sua realidade. Desta forma, o aprendizado não se realiza e o aluno perde o interesse pela Matemática, esquecendo as fórmulas decoradas que viu em sala de aula.
Como meio para superação dessa dificuldade, propomos atividades simples e uma nova forma de ensinar a matemática.
Segundo Piaget, a partir do 7 anos a criança já é capaz de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vistas diferentes, surgindo uma nova capacidade mental “as operações”, isto é, a criança consegue realizar uma ação física ou metal dirigida para um fim e reverte-lo para seu início.
Sendo assim o aluno tem total capacidade de adquirir o conhecimento, interagindo com objetos e outros sujeitos.

Dicas:

Enumeramos 20 situações simples nas quais utilizamos a matemática em nosso dia-a-dia, são elas:
1.    Ao utilizar o calendário: datas de nascimentos, datas comemorativas ou até mesmo ao verificar a validade de produtos, prazos de entrega e entre outros;
2.    Ver as horas e calcular o tempo para realização das tarefas;
3.    Realizar compras;
4.    Controlar o gasto mensal, como conta de água, luz, telefone e entre outros;
5.    Anotar um número de telefone, número de uma residência, senhas de acesso, placa de carro,
6.    Cozinhar usando as medidas para fazer um bolo, o tipo de forma que vai utilizar a temperatura do forno e entre outros;
7.    Ter consciência do nosso corpo, exemplo o peso, altura, medidas de quadril, busto, etc.
8.    Na numeração do vestuário, ao comprar uma roupa a numeração da peça ou do calçado;
9.    Ao dividir um doce com alguém;
10.  Calcular a distância de um local para o outro;
11.  Medir um móvel, parede ou objeto;
12.  Calcular a média final da nota na escola;
13.  Saber quanto já andamos de um determinado caminho;
14.  Ter noção de quanto gastamos na feira ou no mercado;
15.  Calcular a altura que conseguimos pular;
16.  Pedir um desconto na hora das compras;
17.  Ter informação em qual posição o seu time está no campeonato;
18.  Calcular os juros para pagar quando atrasamos algum pagamento de conta;
19.  Ter noção de quantos litros de gasolina o carro necessita para percorrer determinada distância;
20.  Dividir algo com nossos amigos ou irmão em partes iguais.

            Selecionamos duas dessas atividades e montamos um plano de aula. Esperamos que percebam as várias possibilidades para trabalhar a matemática, sempre focando o dia-a-dia dos alunos para que tenha um significado real e a aprendizagem torne-se prazerosa.

1º Plano de Aula
Comparando Preços

Público Alvo: Ensino Fundamental I - 4º e 5º ano.

Objetivo: Conduzir o aluno a identificar em seu dia-a-dia o uso da Matemática com foco nas quatro funções: adição, subtração, multiplicação e divisão.
1ª Etapa
            Levantar questionamentos sobre o uso da Matemática no dia-a-dia dos alunos e solicitar que reflitam e registrem suas hipóteses sobre a utilização dela no seu cotidiano.
            Após a coleta de dados e reflexão dos alunos, debater com a sala tendo como centro do debate a questão:
            Porque você acredita que a matemática esta presente neste evento?
            Apresentar um vídeo que demonstram o uso dos números em nosso cotidiano.


     Solicitar aos alunos que tragam de casa materiais impressos como folhetos de supermercados e outros materiais do gênero.

2ª Etapa
            Com o material impresso solicitado aos alunos, promover atividades seguindo os passos abaixo:
             Cada aluno deve realizar uma lista de compras, para isso deve enumerar cada item e em duplas os alunos irão comparar os preços dos folhetos, ou seja, o mercado A x o mercado B, realizando registros que serão utilizados mais para frente.

3ª Etapa
            Com a comparação de preços, o aluno terá um orçamento X para utilizar (o valor fica a critério do professor), é o aluno que deve escolher onde comprar com base na comparação de preços realizados anteriormente e marcar todos os itens comprados, o valor final da compra, se sobrou dinheiro e quanto sobrou.

4ª Etapa
            Para finalizar a dupla deve montar um cartaz contendo:
  • Ordem dos produtos, sendo dos mais caros para os mais baratos;
  • Descrever o valor economizado na relação entre os dois mercados;
  • O valor que ele tinha para ser gasto, quanto usou e se sobrou de dinheiro;
  • Quantos itens foram comprados e quantos itens faltaram de acordo com sua lista de compras.
  • Realizar a montagem em gráfico com as informações obtidas.
Recursos:
Cartolina Branca; Lápis de Cor, Canetinha, Caneta Azul, Régua, Folheto de Ofertas de Supermercado; Datashow ou TV e Notbook.


                                             2º Plano de Aula
                                          Figuras Tridimensionais.

            De acordo com o PCN, uma atividade geométrica importante é a observação de semelhanças e diferenças entre as formas tridimensionais e bidimensionais, a partir da manipulação, da construção e da representação de objetos de diferentes formas.
            Desde pequenas, as crianças brincam com caixas, blocos de madeira, latinhas e etc. Por isso nesta aula trabalharemos com algumas figuras tridimensionais.


Metodologia:
            Organizar grupos de três alunos, disponibilizando material impresso segundo anexo.
            Cada componente do grupo irá trabalhar com três moldes. As tarefas são as seguintes:
            Antes de fazer a montagem, cada aluno deve anotar em uma folha, os nomes das figuras planas que compõem cada molde (para facilitar, os moldes deverão ser numerados). Peça que os alunos anotem também o nome da figura que, na opinião deles, será obtida;
            Depois corte, vinque e dobre, cole o molde para obter a figura, verifique se a previsão do aluno estava correta;
            Para cada figura montada, solicite ao aluno que de exemplos de objetos com os quais ela se parece. Anotando essas descobertas;
            Realizar uma roda, após o término das anotações e solicitar que o aluno apresente suas hipóteses aos demais alunos, comparando as ideias sobre as figuras.
            Um voluntário sistematizará, no quadro, as conclusões gerais da turma.

            Dica: Após finalizar esta atividade, realizar aula expositiva dialogada aprofundando o assunto.

Anexo.


Recursos: Papel cartão colorido, Tesoura, Régua, Lápis, Lousa e Giz.

Referência:
Pedagogia Gestão das Práticas de Ensino, Matemática Pema 1, Matemática Pema 2 Volume 1, 4 P Gráfica Editora, Centro Universitário Hermínio Ometto, Uniararas.
RAMOS, Luzia Faraco - Conversando sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos - São Paulo - Ática, 2009.

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