Um estudo realizado pela
UNESCO identificou que 30% dos alunos do 5º ano das escolas públicas do Brasil
têm conhecimentos abaixo do básico em Matemática.
Segundo o pressuposto,
podemos inferir que esse problema tem origem devido ao sistema de ensino
tradicionalista presentes em muitas escolas públicas, onde os alunos são
levados a decorar fórmulas, não sabendo como se aplicar a matemática em sua
realidade. Desta forma, o aprendizado não se realiza e o aluno perde o
interesse pela Matemática, esquecendo as fórmulas decoradas que viu em sala de
aula.
Como meio para superação
dessa dificuldade, propomos atividades simples e uma nova forma de ensinar a
matemática.
Segundo Piaget, a partir
do 7 anos a criança já é capaz de estabelecer relações que permitam a
coordenação de pontos de vistas diferentes, surgindo uma nova capacidade mental
“as operações”, isto é, a criança consegue realizar uma ação física ou metal
dirigida para um fim e reverte-lo para seu início.
Sendo assim o aluno tem
total capacidade de adquirir o conhecimento, interagindo com objetos e outros
sujeitos.
Dicas:
Enumeramos 20 situações
simples nas quais utilizamos a matemática em nosso dia-a-dia, são elas:
1.
Ao
utilizar o calendário: datas de nascimentos, datas comemorativas ou até mesmo
ao verificar a validade de produtos, prazos de entrega e entre outros;
2.
Ver
as horas e calcular o tempo para realização das tarefas;
3.
Realizar
compras;
4.
Controlar
o gasto mensal, como conta de água, luz, telefone e entre outros;
5.
Anotar
um número de telefone, número de uma residência, senhas de acesso, placa de
carro,
6.
Cozinhar
usando as medidas para fazer um bolo, o tipo de forma que vai utilizar a
temperatura do forno e entre outros;
7.
Ter
consciência do nosso corpo, exemplo o peso, altura, medidas de quadril, busto,
etc.
8.
Na
numeração do vestuário, ao comprar uma roupa a numeração da peça ou do calçado;
9.
Ao
dividir um doce com alguém;
10. Calcular a distância de um local para o outro;
11. Medir um móvel, parede ou objeto;
12. Calcular a média final da nota na escola;
13. Saber quanto já andamos de um determinado
caminho;
14. Ter noção de quanto gastamos na feira ou no
mercado;
15. Calcular a altura que conseguimos pular;
16. Pedir um desconto na hora das compras;
17. Ter informação em qual posição o seu time está
no campeonato;
18. Calcular os juros para pagar quando atrasamos
algum pagamento de conta;
19. Ter noção de quantos litros de gasolina o
carro necessita para percorrer determinada distância;
20. Dividir algo com nossos amigos ou irmão em
partes iguais.
Selecionamos
duas dessas atividades e montamos um plano de aula. Esperamos que percebam as
várias possibilidades para trabalhar a matemática, sempre focando o dia-a-dia
dos alunos para que tenha um significado real e a aprendizagem torne-se
prazerosa.
1º
Plano de Aula
Comparando Preços
Comparando Preços
Público Alvo: Ensino Fundamental I - 4º e 5º ano.
Objetivo: Conduzir
o aluno a identificar em seu dia-a-dia o uso da Matemática com foco nas quatro funções: adição, subtração, multiplicação e divisão.
1ª
Etapa
Levantar
questionamentos sobre o uso da Matemática no dia-a-dia dos alunos e solicitar
que reflitam e registrem suas hipóteses sobre a utilização dela no seu
cotidiano.
Após
a coleta de dados e reflexão dos alunos, debater com a sala tendo como centro
do debate a questão:
Porque
você acredita que a matemática esta presente neste evento?
Apresentar
um vídeo que demonstram o uso dos números em nosso cotidiano.
Solicitar
aos alunos que tragam de casa materiais impressos como folhetos de
supermercados e outros materiais do gênero.
2ª
Etapa
Com
o material impresso solicitado aos alunos, promover atividades seguindo os
passos abaixo:
Cada
aluno deve realizar uma lista de compras, para isso deve enumerar cada item e
em duplas os alunos irão comparar os preços dos folhetos, ou seja, o mercado A
x o mercado B, realizando registros que serão utilizados mais para frente.
3ª
Etapa
Com
a comparação de preços, o aluno terá um orçamento X para utilizar (o valor fica
a critério do professor), é o aluno que deve escolher onde comprar com base na
comparação de preços realizados anteriormente e marcar todos os itens
comprados, o valor final da compra, se sobrou dinheiro e quanto sobrou.
4ª
Etapa
Para
finalizar a dupla deve montar um cartaz contendo:
- Ordem dos produtos, sendo dos
mais caros para os mais baratos;
- Descrever o valor economizado na
relação entre os dois mercados;
- O valor que ele tinha para ser
gasto, quanto usou e se sobrou de dinheiro;
- Quantos itens foram comprados e
quantos itens faltaram de acordo com sua lista de compras.
- Realizar a montagem em gráfico com as informações obtidas.
Recursos:
Cartolina Branca; Lápis de Cor,
Canetinha, Caneta Azul, Régua, Folheto de Ofertas de Supermercado; Datashow ou
TV e Notbook.
2º
Plano de Aula
Figuras Tridimensionais.
De
acordo com o PCN, uma atividade geométrica importante é a observação de
semelhanças e diferenças entre as formas tridimensionais e bidimensionais, a
partir da manipulação, da construção e da representação de objetos de
diferentes formas.
Desde
pequenas, as crianças brincam com caixas, blocos de madeira, latinhas e etc.
Por isso nesta aula trabalharemos com algumas figuras tridimensionais.
Metodologia:
Organizar
grupos de três alunos, disponibilizando material impresso segundo anexo.
Cada
componente do grupo irá trabalhar com três moldes. As tarefas são as seguintes:
Antes
de fazer a montagem, cada aluno deve anotar em uma folha, os nomes das figuras
planas que compõem cada molde (para facilitar, os moldes deverão ser
numerados). Peça que os alunos anotem também o nome da figura que, na opinião
deles, será obtida;
Depois
corte, vinque e dobre, cole o molde para obter a figura, verifique se a
previsão do aluno estava correta;
Para
cada figura montada, solicite ao aluno que de exemplos de objetos com os quais
ela se parece. Anotando essas descobertas;
Realizar
uma roda, após o término das anotações e solicitar que o aluno apresente suas
hipóteses aos demais alunos, comparando as ideias sobre as figuras.
Um
voluntário sistematizará, no quadro, as conclusões gerais da turma.
Dica:
Após finalizar esta atividade, realizar aula expositiva dialogada aprofundando
o assunto.
Anexo.
Recursos: Papel cartão colorido,
Tesoura, Régua, Lápis, Lousa e Giz.
Referência:
Pedagogia Gestão das Práticas de Ensino, Matemática Pema 1, Matemática Pema 2 Volume 1, 4 P Gráfica Editora, Centro Universitário Hermínio Ometto, Uniararas.
Pedagogia Gestão das Práticas de Ensino, Matemática Pema 1, Matemática Pema 2 Volume 1, 4 P Gráfica Editora, Centro Universitário Hermínio Ometto, Uniararas.
RAMOS,
Luzia Faraco - Conversando sobre números, ações e operações: uma proposta
criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos - São Paulo - Ática,
2009.
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